239 16 44 88 | info@plotterlab.com
Carrinho de Compras 0

Que plotter escolher? Parte 1: Tipos de Plotter

O plotter é um dispositivo utilizado para produzir impressões de grande formato e desenhos de grande formato. Exemplos são desenhos de projetos de engenharia, projetos de arquitetura ou o negócio das gráficas. Podem funcionar ligados a um computador ou a um dispositivo independente com o seu próprio processador interno.

Tipos de plotter segundo a sua tecnologia

Plotter de caneta

  Foram os primeiros plotter a aparecer e ainda se utilizam. A impressão é mais demorada mas têm um resultado de grande qualidade.

  Contém seis ou oito canetas, e são elas que vão soltado a tinta e produzem as imagens. Podem-se trocar os elementos da escrita - canetas ou marcadores - dependendo do papel e do resultado pretendido.

  Tradicionalmente, este plotter utilizou-se para impressão de projetos de arquitetura, topografia e outros arquivos técnicos, mas agora, dada a sua grande qualidade, também se utilizam para design gráfico complexos.

Plotter de tinta

 


 

 

 

 

 

 

 

 

  É um dos plotter mais utilizados. Pode-se dizer que se trata de um impressora de jato de tinta de grande formato, e pode produzir imagem em todas as cores.

  Chamamos-lhe plotter porque é capaz de interpretar linguagens especificas (RD-GL, HP-GL, DMPL, etc.), apesar de na realidade converter essas linguagens em formato vetorial (linhas) ou quadriculado (pontos de cor).

   Dado serem similares, tanto na qualidade e velocidade, estes plotters são muito semelhante a impressoras de tinta. Normalmente são fabricados em tamanhos menores do que o A1 e para tal já existem as impressoras.

Plotter eletrostático, térmico ou a laser

  Mais caros que os outros tipos de plotter, utilizam tecnologias distintas entre si, mas acabamentos similar. Poucos imprimem a cor, e o seu resultado final é similar a impressão de um fax. Ainda que tenham um tamanho do ponto menor são mais resistentes à luz e ao passar do tempo.

Plotter de corte

  Semelhante a um plotter de caneta, com a diferença de que através de um circuito especial, para além do desenho é concebido para cortar vinil adesivo, sendo utilizado na decoração de montras, veículos, etc..

  Alguns modelos ainda permitem cortar materiais mais grossos como cartolina e cartão.

Tipo de plotter segundo o desenho

Plotter de tambor ou de rolo

  É um plotter no qual o papel é enrolado num rolo ou cilindro permitindo que a imagem seja desenhado à sua passagem.

Plotter plano ou de mesa

  Muito usado por utilizadores de programa CAD.

  O documento permanece numa superfície plana enquanto a caneta se move horizontal e verticalmente.

  Este tipo de plotter pode utilizar diferentes cores, e está limitado pelo tamanho da superfície de traço.

Tipo de plotter segundo o tamanho

  Os tamanhos standard dos plotters e os mais utilizados são entre A4 e A0. Sendo mais habitual em projetos de engenharia a utilização de A4, e em projetos de arquitetura é mais comum o A3.

Tabela de tamanhos de plotter:

Nome Tamanho Equivalente USA
A5 148 x 210 mm 5,8 x 8,3 polegadas
A4 210 x 297 mm 8,3 x 11,7 polegadas
A3 297 x 420 mm 11,7 x 16,5 polegadas
A3+ 329 x 483 mm 13 x 19 polegadas
A2 420 x 594 mm 16,5 x 23,4 polegadas
A1 594 x 841 mm 23,4 x 33,1 polegadas
A0 841 x 1189 mm 33,1 x 46,8 polegadas

 

Até já!!!



Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos